história da coxinha - Conheça Mais do salgado

 

Conheça a história da coxinha, o salgado mais querido do Brasil


O aperitivo que é quase unanimidade nacional teve origem no Brasil, de acordo com alguns estudiosos, no século XIX, na região da Grande São Paulo.Segundo levantamento de estudiosos da área gastronômica, o salgadinho a base de trigo e frango foi desenvolvido durante o processo de industrialização de São Paulo.
O objetivo era oferecer um lanche mais barato e durável do que as conhecidas coxas de galinha (do próprio frango) servidas em lanchonetes  e portas de fábrica como aperitivo na época.A receita de sucesso e baixo custo rapidamente se espalhou pelo Rio de Janeiro e Paraná na década de 1950.

Origem:

Mas esta, porém, é a origem do salgado no Brasil. O ‘descobrimento da coxinha’ aconteceu por acidente, ainda na época do Império.  Conta a lenda que havia um menino na  corte que tinha como prato favorito as coxas de frango. Conde D´Eu era uma criança com problemas mentais e dificilmente aceitava outro alimento.
Mas, é claro que, com um apetite tão restrito, não havia galinha suficiente para atender os caprichos do menino. Foi então que um dia, sem ter coxas para servir ao menino, a cozinheira da corte teve a ideia de transformar o frango inteiro em coxas, desfiando o frango e criando uma massa com farinha de trigo para enganar o menino. A criança aprovou o resultado com louvor e rapidamente o salgado caiu nas graças também da nobreza.
Mas afinal, o que torna a coxinha tão popular?
Como uma coxinha de frango simples consegue agradar os paladares mais diferentes?
Uma das apostas para responder a essa pergunta está na versatilidade de temperos e sabores possíveis para preparar a massa de coxinha e, é claro, também o seu recheio! A diversidade de massa e seus recheios são o toque especial na hora de fazer coxinha de frango.
A massa de coxinha é a primeira parte visível do salgado, devendo estar crocante e corada.
Além das diversas receitas de coxinha salgadas, de algum tempo para cá também já é possível encontrar deliciosas coxinhas doces, como a coxinha de brigadeiro e morango, de uva e tantas outras saborosas surpresas que podem até servir como sobremesa depois de uma coxinha de frango tradicional

Fontes:http://www.caminhodovinho.tur.br/,  http://www.vocesabia.net  , receitadecoxinha.com.br

Comentários