Natureza equilibrista: confira 7 rochas que parecem desafiar a gravidade


FONTE : MEGACURIOSO

1 – Base minúscula

Localização: Brimham Moor, em Yorkshire, na Inglaterra
Como pode?
A formação acima, feita de arenito, é a mais impressionante das rochas Brimham, e foi “esculpida” ao longo do tempo graças à erosão provocada pela ação do vento e da água. A característica mais interessante é a base da estrutura — que erodiu mais depressa que o resto.

2 – Coluna equilibrada

Localização: Digby, Nova Escócia, no Canadá

Um ventinho mais forte ali e...
Equilibrada perigosamente à beira-mar, a coluna de basalto acima parece prestes a desabar, você não acha?

3 – Se empurrar, cai

Localização: Colorado Springs, nos EUA
Isso aí vai despencar!
O pedregulho acima, feito de arenito, é uma popular atração do parque Jardim dos Deuses, situado no Colorado.

4 – Família petrificada

Localização: Zimbábue, na África
Mãe natureza escultora
Vai dizer que a formação que você acabou de ver – composta de granito — não lembra algumas pessoas petrificadas? Ela fica nas Colinas de Matobo e é conhecida pelos locais como “Mãe e Filho Kopje”.

5 – Parece feita de talco

Localização: Sahara el Beyda, no Egito
Uma ovelha ao lado de uma árvore? O que você acha?
Feita de calcário, a formação da imagem acima é típica de regiões desérticas e conhecida pelos nomes de cogumelo e pedestal rochoso. Essas estruturas se formam ao longo de milhares de anos graças à ação abrasiva da areia transportada pelo vento — que atinge a rocha e vai erodindo as partes superior e inferior a ritmos diferentes. Assim, a base das formações é menor que o topo porque a ação da areia é mais frequente no primeiro metro a partir do solo.

6 – Morro abaixo?

Localização: Califórnia, nos EUA
Um empurrãozinho, e ela desce!
Situada no Parque Nacional de Yosemite, a enorme rocha acima foi transportada por um glaciar e abandonada desse jeito — precariamente equilibrada — depois que o gelo derreteu.

7 – Bola de manteiga

Localização: Mahabalipuram, na Índia
Será que rola?
O pedregulho imenso que você acabou de ver na imagem, feito de granito, é conhecido pelo nome de “Bola de Manteiga de Krishna” — e também Vaan Irai Kal. Ele mede aproximadamente seis metros de altura, cinco de largura e pesa por volta de 250 toneladas, e se encontra equilibrado nesse terreno ligeiramente inclinado da foto há 1,2 mil anos.
* A formação rochosa que aparece na abertura da matéria é conhecida como Chiremba e se encontra equilibrada no Parque Nacional de Matopo, no Zimbábue.

Comentários