19 alimentos que limpam as artérias de forma natural e te protegem de ataques cardíacos


Uma das principais causas de morte mundial está relacionada com problemas de coração. Quando as artérias estão entupidas, elas dificultam o fluxo de sangue, aumentando a probabilidade de infarto ou AVC.
A má alimentação, falta de exercício, a genética, e o estresse, também contribuem para essas doenças. Algumas mudanças na sua dieta poderão diminuir muito o risco de problemas de coração. Veja os 19 alimentos e bebidas que o ajudarão a melhorar a sua saúde cardíaca.
1. Salmão
Flickr
O salmão é um peixe muito benéfico devido a ter grandes quantidades de ácidos gordos. Eles diminuem e previnem o aumento do colesterol, assim como dos triglicerídeos. O atum, arenque e cavala também são ótimas opções.
2. Suco de laranja
Flickr
A laranja é conhecida por ter bastantes antioxidantes e eles ajudam a diminuir a pressão sanguínea. Dois copos de suco de laranja por dia equivalem à dose diária recomendada de vitamina C, e podem ter um impacto muito benéfico em sua saúde.
3. Café
Flickr
Vários estudos comprovam que beber entre 2 a 4 chávenas de café por dia reduz o risco de infarto até 20%. Mas não exagere na dose. Esta bebida pode ter efeitos indesejáveis, como aumento da ansiedade ou insônias.
4. Frutos secos
Flickr
Comer um punhado de frutos secos por dia pode melhorar muito a sua saúde. As nozes, amêndoas, castanhas, entre outros, são conhecidos por terem gorduras saudáveis, destacando-se o ômega 3 e as gorduras insaturadas. Para além de manterem o colesterol equilibrado, os frutos secos melhoram a sua memória e articulações.
5. Caqui
Flickr
Para além de ser delicioso, o Caqui é rico em fibra e esteróis saudáveis, podendo diminuir o seu nível de colesterol.
6. Cúrcuma
Flickr
A cúrcuma, mais conhecida como açafrão-da-terra, ajuda a prevenir o armazenamento de gordura em excesso e melhora as inflamações.Pode ser usada como tempero ou para fazer chá.
7. Chá verde
Flickr
Para além dos seus efeitos calmantes, o chá verde contêm antioxidantes que “absorvem” o colesterol e ajudam a acelerar o metabolismo. Beba uma ou duas xícaras de chá por dia e começará a notar diferenças em seu corpo.
8. Melancia
Flickr
Quem é que não gosta de comer frutas no verão? Para além de serem refrescantes, as melancias alargam os vasos sanguíneos, fomentando a produção de óxido nítrico.
9. Farinha integral
Flickr
A farinha integral tem muita fibra e previne o colesterol de se acumular nas artérias.Podemos encontrar esse ingrediente em alimentos como aveia, arroz integral e pão integral.
10. Queijo
Flickr
Consumido em excesso, o queijo pode ser prejudicial para o coração. Mas, em pequenas doses, pode baixar o nível de colesterol.
11. Algas marinhas
Flickr
As algas marinhas têm uma grande lista de benefícios. São ricas em minerais, vitaminas, proteínas, antioxidantes e carotenóides. Ao consumir regularmente este alimento, você pode regular sua pressão sanguínea e melhorar a circulação. Para além disso, está provado que as pessoas que ingerem algas regularmente podemdiminuir o colesterol em até 15%.
12. Arando ou Oxicoco
Flickr
Esta fruta é uma grande fonte de potássio. Ao comer ou beber suco de arando, vocêaumenta o nível de colesterol bom e diminui o ruim. Com apenas 2 copos desse suco por dia, o risco de infarto diminui até 40%.
13. Canela
Flickr
Para além de ser uma delícia, a canela é também uma aliada muito importante para combater o colesterol alto. Consuma uma colher de chá dessa especiaria por dia e verá resultados em pouco tempo.
14. Romã
Flickr
Esta fruta é rica em fitoquímicos, promovendo a produção de óxido nítrico, que ajuda a melhorar a circulação. A romã pode ser usada de várias formas: na salada, no suco, etc.
15. EspinafresFlickr
A famosa comida do Popeye, que o fazia ficar forte! Na verdade, os desenhos animados tinham razão, este vegetal ajuda a fortalecer os tecidos musculares, mas também tem outros benefícios. O espinafre limpa as artérias, diminui a pressão sanguínea, e é rico em potássio e ácido fólico, substâncias que diminuem o risco de infarto.
16. Azeite de Oliva
Flickr
Os nossos antepassados já sabiam sobre este segredo saúde: azeite de boa qualidade. Ele fornece gorduras saudáveis ao corpo, diminui os níveis de colesterol e reduz o risco de infarto em 41%.
17. Brócolis
Flickr
Outro vegetal muito importante para a pressão sanguínea e colesterol. O brócolis está cheio de vitamina K e previne que o cálcio se acumule nas artérias.
18. Abacate
Flickr
Toda a gente sabe que o abacate é muito saudável. As gorduras “boas” desse fruto equilibram o colesterol bom e o ruim. E o melhor de tudo? É um alimento que pode ser colocado em tudo: na salada, no pão, num batido, entre outros.
19. Aspargo
Flickr
Este vegetal previne inflamações e entupimento das veias. O aspargo luta contra o colestrol alto, para além de ser delicioso!

Comentários