Conheça a usina eólica sem hélices que aproveita 80% mais energia

A Saphon Energy criou um novo modelo de usina eólica que aproveita 80% mais energia do vento que as convencionais, baseadas em turbinas. A Saphonian, como foi batizada, se inspira nas velas dos barcos para colher a energia cinética do vento e, por meio de pistões e hidráulica, convertê-la em energia elétrica.
 
Usina sem turbina gera mais energia elétrica do que as unidades com turbinas e hélices (Foto: Reprodução)
Usina sem turbina gera mais energia elétrica do que as unidades com turbinas e hélices (Foto: Reprodução)
 
O funcionamento da usina eólica sem hélices é bem simples. O disco, que lembra uma antena, fica posicionado contra o vento. A força do vento causa oscilações no aparelho, para a frente e para a trás. O movimento dessas oscilações é transferido para pistões, que podem ser ligados a um acumulador, para guardar energia, ou em um gerador, no caso da necessidade de eletricidade instantaneamente.
 

O mais interessante sobre o produto da Saphon Energy é que ele praticamente não se move e é completamente silencioso. A usina, sem uma turbina, é também muito mais barata de construir e manter. Enquanto sabe-se que as turbinas causam incômodos a algumas espécies de pássaros e precisam de criteriosa manutenção para funcionarem, o modelo da Spahon Energy não perturba animais e dispensa custos altos com pessoal e equipamentos na hora de conserva-la em boas condições.
Em números, a Saphonian colhe 80% mais energia do vento que uma usina eólica com turbinas e hélices e significa uma economia geral de 45% em custos diversos relacionados com infraestrutura. A Saphon Energy detém a patente do modelo e apenas aguarda investimentos para leva-la ao mercado.

Comentários